vinhos-online-escolhas

As opções de vinhos online que desafiam a escolha.

O Julgamento de Paris de 1976 foi um divisor de águas no mundo dos vinhos. Após a famosa degustação às cegas na qual os americanos ganharam as maiores pontuações, abriram-se novas possibilidades para a produção de vinhos de alta qualidade nos Estados Unidos e no restante do Novo Mundo. Mas o acesso ao consumo destes vinhos ainda era restrito. Então, em meados dos anos 90 a internet invadiu o mundo, e desde então as lojas de vinhos online vêm derrubando barreiras.

pesquisa-busca-vinhos-google
Gráfico do Google mostrando o interesse pela palavra “vinho”.

Produção de vinho fora da Europa

A primeira revolução – ainda em curso – foi mostrar que bons vinhos podiam ser produzidos fora dos tradicionais países europeus, como França, Itália e Espanha. Para que isso acontecesse, a globalização teve um importante papel quando possibilitou o intercâmbio de conhecimentos entre os enólogos e novas tecnologias para os produtores de vinho.

A redescoberta de antigas vinícolas no leste europeu (Bulgária, Romênia, Croácia, etc…), juntamente com o nascimento da produção do novo mundo em países como Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Chile e África do Sul nos trouxeram novas experiências enológicas, como se pudéssemos dar a volta ao mundo apenas trocando a taça.

A revolução da internet no consumo

Os americanos são os maiores consumidores mundiais, registrando um consumo crescente ano a ano. Segundo o Wine Institute, o consumo americano triplicou desde o Julgamento de Paris até 2014. Veja o relatório completo do consumo per capita por país.

consumo-producao-vinhos-mundo

O consumo de vinhos de gama mais elevada, que aumentava em grande parte pelas confrarias que surgiram até a década de 90, recebeu um impulso enorme quando a internet trouxe o comércio eletrônico e principalmente a informação. No caso do vinho, o consumidor mais exigente costuma ser um apaixonado. E quanto mais ele experimenta, mais ele espera das lojas que oferecem o produto, tanto físicas como eletrônicas (e-commerce).

Graças à revolução da internet, muitos enófilos, mesmo morando longe dos grandes centros urbanos, podem ter acesso a produtos mais seletivos e raros. Porém, quando tantas opções surgem em nossa frente, vem à tona o dilema da decisão.

A escolha de vinhos online

Nós, humanos, ficamos meio perdidos quando nos deparamos com um volume grande de opções. É como se nosso cérebro virasse um jogo de ping-pong. Como encarar regiões menos tradicionais e terroirs desconhecidos? Castas incomuns e assemblages inesperados?

Vamos fazer uma analogia: um veículo de comunicação, que trabalha com vários assuntos relevantes e de interesse da sociedade, num dado momento precisará filtrá-los e selecioná-los antes de informar. O chefe de redação atua fazendo uma curadoria das notícias que estejam de acordo com seu público. Espera-se dele um compromisso e conhecimento sobre o que pode e deve ser divulgado.

Com o acesso aos vinhos online acontece algo parecido, pois são inúmeros os rótulos disponíveis no mercado nacional. Presta-se um bom serviço aos consumidores quando se faz uma seleção criteriosa dos produtos, que devem envolver obrigatoriamente uma análise sensorial do vinho oferecido. Desconfie de vendedores que trabalham na base do “CTRL+C, CTRL+V” a partir das fichas técnicas da vinícola, pois o vinho muda com o passar do tempo.

Portanto, nossa dica é: encontre um bom filtro de escolha. Ou seja, profissionais e empresas que tenham especial atenção com a qualidade e a prática degustativa.

Afinal o tempo nos leva a desenvolver nossas preferências, mas o caminho fica mais rápido quando percorremos juntos.

Equipe VinumDay • um vinho para cada dia

Aprender sobre vinhos - ebook

Compartilhar ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “As opções de vinhos online que desafiam a escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *