uva-espanhola-tempranillo-ou-aragones

Uva Tempranillo, a embaixadora da Espanha

Uma casta em ascensão! Presente em vários países, a uva Tempranillo é a quarta mais plantada no mundo. Nos Estados Unidos seus fãs até decretaram o Dia Internacional da Tempranillo. Conquistou seu espaço na Argentina e Austrália, mas é na Espanha que ela se mostra mais esplendorosa, elevando ainda mais a qualidade do vinho espanhol. Presente em todo o país, a Tempranillo é a base para os deliciosos vinhos de Rioja, Ribera del Duero, Toro e La Mancha.

Características da uva

Seu nome é um diminutivo de temprano, que significa “cedo”, ou “antes do tempo”, em referência ao amadurecimento precoce dos frutos da videira. Apesar de a variedade tinta ser a estrela espanhola, existe também a Tempranillo Branca.

A Tempranillo é uma vitis vinífera de casca grossa e baixa acidez. Com bagos pequenos, sua coloração é escura devido ao alto nível de antocianina.

A variedade não possui uma personalidade forte, nem taninos agressivos, mas apresenta uma gama muito grande de aromas, que contribuem para que o vinho elaborado com ela apresente notas de morango, amora, mirtilo, ameixa seca, groselha preta, além de outras mais sutis como tabaco, couro, canela, etc.

É um tipo de uva que se integra perfeitamente com o carvalho durante a vinificação, o que resulta em novos aromas como baunilha e coco, muito apreciados pelo gosto do consumidor moderno.

É uma casta sensível e aparenta uma “disposição” em absorver o terroir, o que transformou em sucesso seu cultivo em terras do Novo Mundo como Austrália, Califórnia e Argentina.

Rio-Ebro-Rioja-origem-tempranillo
Rioja Alta é cortada pelo rio Ebro e berço da casta Tempranillo.

Origem da uva Tempranillo

Sua origem é a região de Rioja e Navarra, na bacia superior do rio Ebro – um dos maiores e principais rios da Espanha. Pesquisas ampelográficas recentes feitas pelo Instituto de Ciências da Vinha e do Vinho (ICVV) em conjunto com o Instituto de Madri para Pesquisa Rural, Desenvolvimento Agrícola e Alimentar (IMIDRA), concluíram que a Tempranillo surgiu do cruzamento espontâneo da casta branca Albillo e a tinta Benedicto.

O primeiro registro escrito da Tempranillo data de 1512, no livro Obra de Agricultura copilada de diuersos auctores, do agrônomo Alonso de Herrera, onde ele a descreve como sinônimo da Aragonez.

alonso-herrera-1512-tempranillo-citação
Livro do agrônomo Alonso Herrera de 1512, onde ele cita a Tempranillo como uva de primeira classe.

Estrela de Rioja, Ribera del Duero e La mancha

DOC Rioja é uma das principais regiões de vinhos de alta gama do mundo, onde mais de 80% da área plantada é dedicada a Tempranillo. A casta se sente bem em seu local de origem, onde alcança a harmonia com um terroir de clima seco e quente. Esse casamento reflete nos vinhos aromáticos, complexos e elegantes de Rioja.

Em Ribera del Duero, a Tinta del País – nome local da Tempranillo – recebe atenção especial. É a principal uva da região, onde a cidade histórica de Aranda del Duero, com suas famosas caves subterrâneas, é o berço de excelentes vinhos.

A Tempranillo também é sucesso em La Mancha – a maior DO espanhola – onde é chamada de Cencibel. Em La Mancha se permite até 25 variedades de uvas, por isso é comum encontrarmos vinhos de corte entre Tempranillo e outras castas como Cabernet Sauvignon e Merlot.

Sinônimos

É curiosa a quantidade de sinônimos que a Tempranillo possui. Nos Estados Unidos, até o começo do século XX, era apenas conhecida como Valdepeñas. No mundo já foram encontrados mais de 66 nomes diferentes para a casta Tempranillo, sendo alguns mais comuns:

Espanha – Cencibel, Tinto Fino, Tinto del País, Tinto de Toro, Tinto Madrid, Ojo de Liebre, Ull de Llebre.

Portugal – Aragonês, Aragonez, Tinta Aragoneza, Arinto Tinto, Tinta Roriz, Tinta de Santiago.

Conclusão

Independente se forem ótimos varietais argentinos ou inesquecíveis assemblages de Ribera del Duero, é certo que a uva Tempranillo é uma variedade em ascensão. Nas mãos de artistas do vinho e suas paletas aromáticas, ela tem um lugar cativo. Merece toda nossa reverência!

Equipe VinumDay • um vinho para cada dia

Aprender sobre vinhos - ebook

Compartilhar ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *